Algas, Rotiferos, Artemias e Palhaços peixeico.gif (2060 bytes)

Aqui segue uma pequena relação dos peixes :

ocellaris.jpg (16956 bytes)Falso Percula Clownfish - Amphiprion ocellaris 

e

Clown289SM.jpg (37216 bytes) True Percula Clownfish

Sem duvida os dois peixes palhaço mais conhecidos e criados mundialmente em cativeiro, principalmente de pois do firme Procurando Nemo, onde tinha gente nos Estados Unidos tentando cria-los até em aquario de agua doce. A especie foi catalogada em 1830 por Cuvier que lhe deu o nome que significa "Olho Pequeno". Este é o peixe da especie mais pacifico podendo formar familias com varios membros, onde um fara o papel da femea (dominante) outro o papel do macho (smi-dominante) e o restante ficara em volta só apanando e ajudando na proteção do grupo, mas é uma familia. As anemonas mais indicadas são a Carpet e a Riteri, eles podem entrar em outras mas estas são as preferidas. Um casal de ocellaris, desova em média a cada 14 dias e os ovos eclodem a cada 8 ou 10 dias, a fase larval até a metamorfose dura em media 8 dias.

BlackPercula.jpg (23811 bytes)Black Percula Clownfish - este e' um peixe rarro e custa relativamente caro. 

 

Tomato Clownfish - Amphiprion frenatus
clown136SM.jpg (15518 bytes)Este peixe quando adulto tambem é um tanque de guerra, chega a 10 ou 12 cm e o macho tem a caracteristica de ter quase o temanho da femea quando adulto, dado que fura a regra de que o macho é sempre bem menor que as femeas. As regras de postura e faze larval são as mesmas que o Percula.

Clark's Clownfish - Amphiprion clarkii
clown139SM.jpg (28134 bytes)Peixe muito popular que também é conhecido como Sebae, este peixe quando na faze adulta é muito territorial podendo chegar a 10 cm de tamanho. (não tenho dados sobre as caracteristicas reprodutivas, mas este é dos prixes mais reproduzidos em cativeiro a nivel mundial).

Gold-Stripe Maroon Clownfish - Premnas biaculeatus

golden3.jpg (5546 bytes)maroon.jpg (4869 bytes)Este é um marron comum a diferença esta na cor das listras.

Este peixe é minha paixão.

Este peixe é um fera, ele é tão agresivo, que ele chega a encarar o aquarista quando este vai olhar o aquario e é normal ele atacar quando o aquarista enfia a mão no aquario para fazer uma manutenção, mas em compensação eu acho ele o mais bonito de todos, a femea fica enorme, chaga aos 16 cm e o macho chega a 1/3 do tamanho dela, um detalhe interesante, a cor amarela das listras só aparece entre 9 e 12 meses de idade, antes disso elas são brancas. Uma desova destes peixes pode conter de 1.000 a 6.000 ovos, a femea faz a vigia e o macho fica abanando para garantir o suprimento de ar e agua fresca. A fase larval desta especie demora um pouco a mais que a do percula e a fase dos rotiferos tambem, a metamorfose ocorre entre 12 e 14 dias, o de listras amarelas é conhecido por ser menos agressivo do que o com as listras brancas, mas mesmo assim os dois são agressivos e não deve ser colocado mais do que um casal no aquario.

Conforme eu for conseguindo dados sobre os peixes eu vou colocando aqui.

clown274SM.jpg (22031 bytes)pink_skunk.jpg (5244 bytes)Pink Skunk

Os Skunk tem uma caracteristica reprodutiva quanto a qualidade da agua, se ela nao estiver com os parametros quase otimos eles não passam ou demoram muito para passar pela fase de metamorfose.

Saddle Black existem em duas cores o vermelho e o negro que é o mais raro.

clown275SM.jpg (25690 bytes)   

allardi.jpg (16646 bytes)Allardi

cinnamon.jpg (4614 bytes) Cinnamon

frenatus.jpg (16967 bytes) Frenatus